metropoles.com

Nova ação do TSE acende sinal de alerta em bolsonaristas

Pastor Silas Malafaia é implicado e outros apoiadores temem consequências na Justiça Eleitoral; Bolsonaro ainda enfrenta 15 ações

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Nunes
Foto colorida das comemorações de 7 de setembro de Jair Bolsonaro em 2022 - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida das comemorações de 7 de setembro de Jair Bolsonaro em 2022 - Metrópoles - Foto: Vinícius Nunes

Aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) estão muito preocupados com a recente multa aplicada pelo corregedor do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Benedito Gonçalves. O ministro determinou que tanto Bolsonaro quanto Braga Netto devem arcar com o valor de R$ 110 mil e ainda exigiu a prestação de contas referentes aos atos de campanha ocorridos em 7 de Setembro de 2022. Essa decisão tem gerado apreensão no círculo próximo de Bolsonaro, que teme possíveis desdobramentos legais.

Ao contrário da ação que tornou o ex-presidente inelegível até 2030, os outros 15 processos que repousam no TSE podem afetar até 70 pessoas. Dessa vez foi o pastor Silas Malafaia, líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo.

Benedito determinou que Bolsonaro explique a nota fiscal, no valor de R$ 34.720, emitida para Malafaia. O dinheiro teria custeado o trio elétrico utilizado por Bolsonaro no comício na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.

A aliados, Malafaia disse que o TSE está “perseguindo a igreja evangélica”, mas se mostrou preocupado com a ação. O pastor é acusado de abuso de poder político e econômico na ação que trata o Bicentenário da Independência (AIJE 0600972-43.2022.6.00.0000). Além dele, Luciano Hang e outros empresários também são investigados.

Há ações contra Bolsonaro que também implicam militares, políticos, perfis nas redes sociais e até “jornalistas” como Silvio Navarro, Rodrigo Constantino, Bernardo Kuster e Leandro Ruschel. Todos são investigados por disparo massivo de conteúdos falsos contra Lula (PT).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?