No Egito, Lula reforçará críticas a Israel e condenará o Hamas
Itamaraty prepara fala pública do presidente
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Lula (PT) desembarca hoje (14/02) no Cairo, Egito, para uma série de reuniões no país africano. O petista tem agenda marcada com o presidente Abdel Fattah El-Sisi e está prevista uma visita à Liga Árabe.
Além de reforçar a aproximação dos dois países (o Egito passou a integrar o Brics em 2024), Lula e o Itamaraty prepararam essa viagem para retomar a posição de possível mediador do Brasil diante do conflito de Israel contra o Hamas.
Lula se preparou, junto a seus assessores, para falar do assunto só quando for instigado, mas uma fala pública é esperada para depois da reunião com o presidente egípcio. No discurso, Lula tentará amenizar a tensão na região após Israel considerar uma ação militar em Rafah, na fronteira do Egito com Gaza.
O presidente reforçará as críticas ao Estado israelense e fará uma condenação “rigorosa” ao Hamas. Lula também pedirá que os dois lados da guerra voltem a tratar da troca de reféns.
Na sexta-feira (16/02), o petista vai até a Etiópia, onde participa da Cúpula da União Africana. No país, o presidente deve se encontrar com o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, e com o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres.