Nicolelis e a Covid: “Teremos centenas de milhares de casos por dia”
Em mensagem aos acampados e assentados do MST, cientista alerta para que medidas sanitárias sejam mantidas
atualizado
Compartilhar notícia
Em mensagem gravada para assentados da reforma agrária e acampados do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o cientista Miguel Nicolelis voltou a traçar um cenário mais que preocupante da nova onda de infecção do coronavírus no país.
Para ele, este é o pior momento da pandemia e, em breve, o Brasil irá contabilizar “centenas de milhares” de novos casos por dia.
“Companheiros e companheiras valorosos do MST. Tenho acompanhado a epidemia nos últimos dois anos, desde o primeiro dia. Este pode ser o momento mais perigoso da pandemia. Com o surgimento de uma variante muito mais transmissível que as anteriores, está mais fácil de se pegar o corona. Não caiam na balela de que essa variante é mais leve e que acena para o fim da pandemia. Não é verdade. Ninguém pode dizer neste instante qual o futuro da pandemia”, disse o cientista, que alertou:
“O que podemos dizer é que a Ômicron está infectando em número recorde no mundo todo e atingiu 3 milhões de casos em 24 horas. No Brasil também está espalhando como fogo em arbusto velho. Devemos ter centenas de milhares de casos por dia no Brasil e isso irá levar o sistema de saúde público ao colapso.”
Como noticiou Caio Barbieri, na coluna Janela Indiscreta, há dois dias, Nicolelis reforçou a necessidade de que todos cuidados sanitários sejam mantidos, como uso da máscara, distanciamento e higiene frequente das mãos.