metropoles.com

Na China, Lira monta gabinete para acompanhar votação das offshores

Presidente da Câmara colocou líderes em alerta para aprovação do projeto sem sustos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados
1 de 1 Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Mesmo com o fuso horário completamente contrário ao de Brasília, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), quer acompanhar de perto a votação sobre a taxação dos fundos exclusivos e de offshores, marcada para hoje (17/10).

O deputado montou um gabinete com assessores para monitorar como o Centrão votará na pauta do governo. A Câmara está sob controle de Marcos Pereira (Republicanos-SP), o vice.

Lira também cobrou de todos os seus companheiros de viagem que vigiem todos os deputados que compõem a base. A comitiva de Lira tem a presença do líder do PT, Zeca Dirceu (PR); do União Brasil, Elmar Nascimento (BA); do PDT, André Figueiredo (CE); e do Avante, Luis Tibé (MG). 

A expectativa é que o projeto fosse votado só em 24 de outubro, quando Lira volta de viagem, mas o presidente da Câmara resolveu antecipar a tramitação por três motivos:

  • Quer mostrar que Câmara dos Deputados consegue trabalhar e ter votações importantes sem o seu presidente. Antes, a expectativa é que as próximas semanas seriam de casa vazia e inerte. A sinalização atual visa uma “demonstração de Câmara forte e coesa”, segundo deputados do Centrão. 
  • Em 14 de outubro, o PL das offshores entrou em caráter de emergência constitucional e obriga que os deputados votem o texto. Seriam pelo menos 10 dias de travamento de pauta, seguindo a volta de Lira. A casa tem agora 45 dias para aprovar ou desaprovar o projeto;
  • Lira sinaliza ao governo Lula que a obstrução pode chegar ao fim. O líder do Centrão espera, agora, que o Palácio do Planalto decida as indicações na Caixa Econômica Federal e na Funasa.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?