metropoles.com

Multas por crimes ambientais na Amazônia desabam 67% em 2024

Queda coincide com greve dos servidores ambientais; paralisação alcança 24 Estados e o DF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Imagem colorida da Amazônia. COP29 - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida da Amazônia. COP29 - Metrópoles - Foto: Getty Images

A aplicação de multas por crimes ambientais na Amazônia caiu 67,3% no primeiro semestre de 2024, em relação ao mesmo período do ano passado. O levantamento é do InfoAmazonia, que utilizou dados do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais). Segundo a análise, foram 1.543 autuações nos primeiros seis meses do ano, contra 4.723 até junho de 2023.

A queda coincide com a paralisação dos servidores ambientais do Ibama, do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), do SFB (Serviço Florestal Brasileiro) e do Ministério do Meio Ambiente. Os servidores estão de braços cruzados desde janeiro e neste mês foram registradas paralisações em 24 Estados e no Distrito Federal. 

Os dados ficam ainda mais aterradores se comparados com as aplicações de multa durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), quando houve uma devassa na área ambiental do Brasil. Durante os quatro anos de Bolsonaro no poder, a média de multas aplicadas ficou em 1.859, sendo o pior ano 2021, com 1.840.

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) chegou a proibir a greve, obrigando os servidores ambientais a voltar ao trabalho. A Corte determinou o cumprimento de 100% do serviço em diversas atividades, como licenciamento ambiental, gestão das unidades de conservação, resgate e reabilitação da fauna, controle e prevenção de incêndios florestais e emergências ambientais. 

No entanto, servidores continuam com os braços cruzados. O governo diz que a restruturação das carreiras e o aumento de 40% em salários, pedida pelos grevistas, é inviável, o que faria a gestão Lula (PT) ter um déficit desmedido.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?