metropoles.com

MST e a demora na escolha do Incra: “Não estamos gostando nada disso”

Líder do movimento diz que órgãos nos estados estão sendo dirigidos por bolsonaristas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução – redes sociais
João Paulo Rodrigues, líder do MST
1 de 1 João Paulo Rodrigues, líder do MST - Foto: Reprodução – redes sociais

Perto de completar dois meses de gestão, o governo Lula ainda não definiu o nome do presidente do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), órgão importante para dar ritmo e tocar a política de reforma agrária.

Ao Blog do Noblat, João Paulo Rodrigues, um dos coordenadores nacionais do MST, critictou a lentidão na escolha do comando do instituto e afirmou que essa demora “pode trazer implicações para o governo”.

Rodrigues afirmou ainda que, sem a escolha do presidente, as definições do superintendentes das 30 unidades do Incra nos estados estão comprometidas.

“Os estados não estão conseguindo nomear superintendentes. E tem bolsonaristas ainda à frente do Incra nos estados. Fora isso, temos situações de mandados de reintegração de posse e despejos que exigem um Incra atuante. Não é só questão de o MST invadir terras, mas de freiar a ofensiva da direita e não se ter uma programação para montar um plano para o presidente” – disse Rodrigues.

No novo formato da Esplanada, o Incra voltou a fazer parte do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que foi recriado por Lula. No governo Bolsonaro, a reforma agrária estava entregue ao Ministério da Agricultura, com o nome de Secretaria de Assuntos Fundiários, e tinha como titular Nabhan Garcia, ex-presidente da UDR (União Democrática Ruralista).

Rodrigues atribui a não definição do novo presidente do Incra à falta de sintonia no campo petista, entre ministros e o Congresso Nacional. O movimento defende um desses dois nomes para o cargo: Rose Rodrigues, ex-secretária de Agricultura de Sergipe, e do procurador e ex-presidente da Funai Carlos Frederico Marés.

“Nós, dos movimentos, queremos que indique logo um nome. O importante é que nomeia alguém para que sejam indicados logo os superintendentes nos estados. Essa demora pode trazer implicações para o governo porque a reforma agrária ficará de fora do planejamento de cem dias  do governo, quando serão anunciadas coisas concretas. Não estamos gostando nada disso. E tende a causar problemas” – completou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?