metropoles.com

Movimento que apoiou Lula quer cota para negros no primeiro escalão

Entidades propõem a Lula que seus ministros preencham as melhores vagas, de DAS 6, com 30% de afrodescendentes até junho

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Esplanada dos Ministérios
1 de 1 Esplanada dos Ministérios - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Movimentos sociais que apoiaram a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva fizeram chegar ao presidente eleito que dê mais atenção aos afrodescentes, mulheres e indígenas na escolha dos cargos do primeiro escalão de seu ministério.

No caso dos negros, a Educafro e outros grupos defendem que seja destinada a cota de 30% aos afrodescentes nos cargos de primeiro escalão de todas as pastas. São os chamados DAS 6, cargos de natureza especial, que representam os maiores salários na administração, em torno de R$ 18 mil.

“Depois de uma longa reunião com lideranças da comunidade afro-brasileira, concluímos que, por sermos 56,2% do Brasil, queremos discutir a nossa presença nos DAs 6 (mais alto nível do primeiro escalão do governo federal). Entre os homens negras, hoje ocupamos apenas 14% desses cargos. E apenas 3% das mulheres negras estão nesses postos” – diz nota da Educafro.

Frei David, coordenador da Educafro, não apenas apoiou Lula como levou um grupo de católicos franciscanos ao seu encontro, durante o segundo turno.

A proposta é criar um plano de metas de inclusão, com percentuais gradativos de nomeação de negros e negras no primeiro escalão. Cada ministro deve ter 10% de afro-brasileiros no início da gestão, em janeiro e com o tempo. Em fevereiro passaria para 20% e, até o sexto mês (junho) atingir os 30% dos cargos mais altos da pasta.

“O voto da mulher negra é do homem negro foram decisivos para a eleição da frente democrática. Todos os partidos desta frente correm o perigo de repetirem o período do colonialismo e só apresentarem ao Lula nomes de homem e branco”.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?