metropoles.com

Moribunda, CPI do MST vive dia de seu último depoimento

Ricardo Salles deve apresentar relatório final; há o temor do texto não ser aprovado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Deputado federal Ricardo Salles (PL-SP), relator da CPI do MST durante CPI do MST ouve Francisco Graziano Neto, ex-Presidente do INCRA e ex-Secretário de Agricultura do Estado de São Paulo - metrópoles
1 de 1 Deputado federal Ricardo Salles (PL-SP), relator da CPI do MST durante CPI do MST ouve Francisco Graziano Neto, ex-Presidente do INCRA e ex-Secretário de Agricultura do Estado de São Paulo - metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Depois que a oposição perdeu a maioria na CPI do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), o relator Ricardo Salles (PL-SP) se organiza para apresentar o relatório final já nesta terça-feira. Hoje (15/08), a comissão interroga aquele que deve ser o último convocado: João Pedro Stédile, líder histórico do movimento.

A oposição concorda que o relatório será rejeitado pela maioria do colegiado, que apesar de não ser governista em essência, está com maior “boa vontade” para com o governo. Por isso, o texto não deve responsabilizar diretamente Lula (PT) e seus ministros pelas ocupações em todo o Brasil, mas citará a “ineficiência do governo” em impedir invasões durante o “Abril Vermelho”.

O único (ex) ministro que deve ser citado formalmente é o general Gonçalves Dias, que ocupou o Gabinete de Segurança Institucional por 108 dias. 

Salles também deve citar deputados integrantes da CPI que tem ligação com o movimento, como Valmir Assunção (PT-BA), Marcon (PT-RS) e Sâmia Bomfim (Psol-SP).

A oposição avalia que a CPI do MST cumpriu o papel de mostrar “a incompetência e hipocrisia” do governo federal, segundo um deputado. 


O ministro da Agricultura e Pecuária Carlos Fávaro seria ouvido na quinta-feira (17/08), mas já avisou que não vai. Ele foi convidado e não tem obrigação em ir. Salles chamou Fávaro de “fujão”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?