metropoles.com

Moraes manda soltar policial envolvido com o 8 de Janeiro

Ministro corrigiu erro e liberou todos os PMs da reserva; decisão abre brecha para libertar outros oficiais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Moraes imagem colorida mostra ministro alexandre de moraes, um homem branco e careca, usando terno preto com gravata azul e camisa branca -Metrópoles
1 de 1 Moraes imagem colorida mostra ministro alexandre de moraes, um homem branco e careca, usando terno preto com gravata azul e camisa branca -Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes mandou soltar o coronel Paulo José Ferreira de Sousa Bezerra, preso desde agosto de 2023, envolvido com o 8 de Janeiro. Ele estava no exercício da chefia do Departamento de Operações (DOP) da Polícia Militar do Distrito Federal naquela data e é acusado de omissão.

Moraes liberou Bezerra depois que um erro na decisão no final de março foi exposto pelo blog. O ministro do STF havia sustentado que a liberdade de três comandantes da PMDF estaria condicionada à condição de reserva dos agentes. Acontece que Bezerra, mesmo na reserva desde fevereiro de 2023, continuou preso.

Já a situação do coronel Marcelo Casimiro, chefe do 1º Comando de Policiamento Regional do DF, é diferente. Mesmo na ativa, ele foi liberado por Moraes em 29 de março. Na decisão, Moraes escreveu que a reserva (basicamente uma aposentadoria), afasta eventual capacidade de organização da tropa para atuar em benefício próprio. Casimiro, no entanto, continua ativo na PMDF, segundo consta a relação de oficiais da polícia.

A defesa de Casimiro disse que a liberdade do coronel foi concedida por vários fatores e foi plenamente justa. A liberdade dele abre brecha para liberar o ex-comandante do DOP Jorge Eduardo Naime Barreto; o major Flávio Silvestre de Alencar e o tenente Rafael Pereira Martins.

Os PMs presos e os PMs libertados são réus por omissão, abolição violenta do Estado democrático de direito, golpe de Estado, dano qualificado, deterioração de patrimônio tombado e violação dos deveres.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?