metropoles.com

Moraes e TSE aceleram julgamento de Bolsonaro para conclusão amanhã

Ministros não devem pedir vista do processo, nem estender seus votos na condenação do ex-presidente

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Julgamento da ação em que o Partido Democrático Trabalhista (PDT) pede a inelegibilidade de Jair Bolsonaro e de Walter Braga Netto 8
1 de 1 Julgamento da ação em que o Partido Democrático Trabalhista (PDT) pede a inelegibilidade de Jair Bolsonaro e de Walter Braga Netto 8 - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Os ministros que compõem o Tribunal Superior Eleitoral estão se organizando para concluir o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro já na quinta-feira (29/6). Há preocupação de que os votos sejam prolongados, tornando a sessão de amanhã insuficiente para finalizar o caso.

O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, tem consultado seus colegas sobre a duração dos votos. Os ministros entendem que, por se tratar de um julgamento de grande importância, devem dedicar tempo necessário para apresentar todo o trabalho de análise do processo, sem “encurtar” os votos. Essa foi a estratégia adotada pelo relator do caso, ministro Benedito Gonçalves, que levou toda a sessão de ontem (27/6) para ler as 400 páginas de seu voto, evitando deixar nenhuma ponta solta.

Apesar disso, integrantes do TSE preveem leituras mais aceleradas. A sessão de amanhã terá pouco mais de cinco horas, com possíveis pausas para alimentação. Serão lidos seis votos, nesta ordem: Raul Araújo, Floriano de Azevedo Marques, André Ramos Tavares, Cármen Lúcia, Nunes Marques e Alexandre de Moraes.

Existe também a possibilidade de não haver nenhum pedido de vista. Raul Araújo indicou que votará na quinta-feira e Nunes Marques já tem seu voto pronto. Ambos seriam os mais propensos a pedir mais tempo para análise, mas não devem atrapalhar a provável condenação de Bolsonaro.

Mesmo que a estratégia de acelerar a sessão de amanhã não funcione, Moraes pode convocar sessão extraordinária do TSE para a semana que vem.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?