Ministros de Lula pedem que presidente deixe Elon Musk falar sozinho
Avaliação é que dono do X continuará a provocar STF e o presidente Lula
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Lula (PT) foi aconselhado por ministros palacianos a deixar Elon Musk, dono da rede social X, falando sozinho. O conselho foi dado depois que o bilionário voltou a atacar o petista em seu perfil oficial.
Musk escreveu que o Brasil passa por uma ditadura e que as leis do país estão sendo violadas. Também compartilhou uma postagem na qual o influenciador de direita Rodrigo Constantino conta que esta sendo “censurado” por uma série de tweets críticos ao “que se passa no Brasil”. O bilionário também compartilhou um post em que o jornalista Michael Shellenberger diz que Lula promove um regime de censura “tão severo quanto o de Cuba”.
A avaliação de ministros de Lula é que o nível das “críticas” de Elon Musk já ultrapassaram o limite do ridículo. Não há mais nível de discussão com quem compartilha inverdades sobre o Brasil, avaliam.
Lula deu indiretas a Musk, mas não citou o nome do bilionário. Na quarta (10/04), disse que o empresário nunca produziu “um pé de capim” no Brasil. “Se a gente vai permitir que o mundo viva a xenofobia do extremismo, que é o que está acontecendo: o crescimento do extremismo de extrema-direita, que se dá ao luxo de permitir que um empresário americano, que nunca produziu um pé de capim nesse país, ouse falar mal da Corte brasileira, dos ministros brasileiros e do povo brasileiro”, disse o presidente.
Para auxiliares de Lula, Musk quer capitalizar em cima das instituições brasileiras. Um exemplo disso é o número de impressões de um post em que chama o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes de “ditador”. Foram pelo menos 8,9 milhões de visualizações.
Deixar o empresário falando sozinho será a mesma estratégia usada com o embaixador de Israel, Israel Katz. O diplomata voltou a atacar o presidente brasileiro na quinta-feira (11/04), depois um tempo em silêncio. Katz escreveu que Lula deveria ser censurado, já que o petista teria o hábito de “distorcer a verdade”.
“Se alguém deveria ser bloqueado ou censurado no X deveria ser você, Lula. Você tem o hábito de censurar e distorcer a verdade, então não é surpresa que esteja tentando censurar os outros”, escreveu.