Minirreforma ministerial vem aí; o que pode mudar no time de Lula
Republicanos deve enfim embarcar no governo; Lula não deve diminuir espaço do PT
atualizado
Compartilhar notícia
Com a troca confirmada de Daniela Carneiro por Celso Sabino no ministério do Turismo, o presidente Lula (PT) mostrou que a minirreforma ministerial está mais perto do que se imaginava. Além das emendas parlamentares recorde, pastas do governo também foram negociadas para os temas econômicos avançarem na Câmara na última semana.
As mudanças devem acontecer em meados de agosto, quando enfim o Republicanos entrará no governo. A sigla de Marcos Pereira deve abocanhar os Esportes, da ainda ministra Ana Moser. O indicado à pasta é o deputado Silvio Costa Filho (PB).
O Republicanos há tempos cavava espaço na equipe de Lula, tanto que fechou questão pela reforma tributária e votou na maioria pela MP dos Ministérios. Apesar disso, já avisou que vai se colocar contra à esquerda nas pautas de costumes.
O PP também flerta com o governo, mas esse cenário pode ser mais difícil de ser desenhado. Isso porque o controlador do partido, senador Ciro Nogueira (PI), ainda tem resistências contra Lula. Apesar disso, o presidente da Câmara, Arthur Lira (AL), já conversa para conquistar o ministério das Cidades ou o do Desenvolvimento Social.
Lula prometeu aos seus ministros que o Partido dos Trabalhadores não perderia espaço na Esplanada, por isso Wellington Dias pode ganhar um novo cargo, a ser definido.
O nome do PP nos ministérios de Lula provavelmente será o de André Fufuca (MA), líder do partido na Câmara.
Toda essa negociação se deu na sexta-feira (07/07), quando Lula reuniu deputados no Palácio da Alvorada para agradecer o “empenho” pela aprovação da Proposta de Emenda à Constituição da reforma tributária.