metropoles.com

Minirreforma eleitoral e PEC da Anistia devem andar juntas no Senado

Senadores articulam para que temas sejam aprovados antes das eleições de outubro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
plenário do Senado celebra 50 anos do 1° Seminário de Estudos dos Problemas Urbanos de Brasília PPCUB Metrópoles 14
1 de 1 plenário do Senado celebra 50 anos do 1° Seminário de Estudos dos Problemas Urbanos de Brasília PPCUB Metrópoles 14 - Foto: VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

Com a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da Anistia pautada na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado, integrantes do colegiado já projetam que o tema possa ser incluído nas discussões da “minirreforma” eleitoral, que também corre na casa.

Embora uma PEC e um PLP (Projeto de Lei Complementar) não possam ser aglutinados devido o processo diferente de discussão, os dois temas podem ser tramitados de forma paralela e coordenada.

A avaliação é que a PEC da Anistia, por ser muito impopular na esfera pública, possa ser “escondida” entre a minirreforma eleitoral, que está em tramitação no Congresso Nacional há três anos.

Entre os temas que o projeto discute, estão o fim da reeleição para o Executivo federal, mandato de cinco anos e padronização dos processos de inelegibilidade. Já a PEC da Anistia é polêmica, por perdoar partidos políticos que não cumpriram as cotas raciais nas eleições passadas. 

Como o blog já mostrou, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), pretende desacelerar a tramitação da matéria, respeitando todos os trâmites regimentais.

Na Câmara, a PEC da Anistia foi aprovada mesmo após ter ficado parada na Comissão Especial que a analisava. Sem a apreciação do texto dentro do prazo regimental, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), decidiu levar a proposta diretamente ao Plenário.

Ao contrário da Câmara, o governo deve fazer oposição ao projeto no Senado.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?