metropoles.com

Metade do União Brasil na Câmara votou a favor da quarentena para Moro

Boa parte dos deputados do então PSL e DEM, que formam o novo partido, votaram duas vezes a favor dessa exigência, cujo alvo era o ex-juiz

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Sergio Moro na Jovem Pan
1 de 1 Sergio Moro na Jovem Pan - Foto: Reprodução

Boa parte dos deputados que integram hoje o União Brasil, novo partido de Sergio Moro, nunca tiveram empatia por seu envolvimento na política e votaram a favor da exigência de quarentena de quatro anos a integrantes de várias categorias, entre as quais a de juiz.

Em setembro do ano passado, 22 parlamentares então no DEM e no PSL – legendas que se fundiram e viraram União – votaram a favor da exigência de uma quarentena  para juízes, membros do Ministério Público, policiais federais, rodoviários federais, policiais civis, guardas municipais, militares e policiais militares. O levantamento foi feito pelo Blog do Noblat.

Ou seja, eles teriam que se desligar desses cargos quatro anos antes da eleição que gostariam de disputar. O debate sobre a exigência dessa quarentena tinha como alvo Sergio Moro, que já despontava como candidato à Presidência da República.

A quarentena foi incluída no Código Eleitoral numa emenda e a sorte de Moro é que o texto aprovado jogou o início da vigência dessa obrigação para 2026. O Centrão e a esquerda se uniram para aprová-la.

Numa votação anterior, que previa exigência de quarentena já para as eleições em 2022, 17 deputados do hoje União votaram a favor. Essa tese foi aprovada por 254 votos e faltaram apenas 3 para ser aprovada.

Na segunda votação, a que previa quarentena de quatro anos só para 2026, dos 45 deputados que hoje estão no União Brasil, 22 votaram a favor da quarentena e 23 foram contrários.

São os seguintes esses 22 deputados: Alexandre Leite (SP), Arthur Oliveira Maia (BA), Bilac Pinto (MG), Celso Sabino (PA), Clarissa Garotinho (RJ), Damião Feliciano (PB), Daniela do Waguinho (RJ), Danilo Forte (CE), David Soares (SP), Dr. Zacharias Calil (GO), Efraim Filho (PB), Eli Corrêa Filho (SP), Elmar Nascimento (BA), Felipe Rigoni (ES), Geninho Zuliani (SP), Igor Kannario (BA), Juscelino Filho (MA), Leur Lomanto Jr. (BA), Moses Rodrigues (CE), Paulo Azi (BA), Professora Dorinha (TO) e Rodrigo de Castro (MG).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?