metropoles.com

Mesmo pressionado, Lira resiste em prorrogar CPI do MST

Presidente da Câmara se incomoda com exposição negativa da comissão; quer evitar novos episódios de bate-boca

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
CPI do MST ouve o general Marco Edson Gonçalves Dias, ex-Ministro do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República 2
1 de 1 CPI do MST ouve o general Marco Edson Gonçalves Dias, ex-Ministro do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República 2 - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Desde que o presidente da CPI do MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra), deputado Tenente-Coronel Zucco (Republicanos-RS), anunciou que pediria a prorrogação dos trabalhos da comissão, setores ligados ao agro começaram a pressionar o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Querem mais diligências, a recomposição dos deputados excluídos e mais “prestígio” à oposição.

Lira já havia classificado, a interlocutores, a CPI do MST como um “show de horrores”, com episódios recorrentes de bate-bocas entre os integrantes. O presidente da Câmara se incomoda com a exposição negativa do colegiado, tanto na imprensa como nas redes sociais.

O presidente da Câmara se irritou especialmente no início deste mês (01/08), quando deputados do PL e do Republicanos comeram melancia em provocação ao general Gonçalves Dias, ex-ministro do GSI de Lula (PT), que prestava depoimento. Na mesma semana (03/08), a gota d’água: o presidente da CPI, Zucco, perguntou à deputada Sâmia Bomfim (Psol-SP) se ela queria “um calmante ou um hambúrguer para se acalmar” durante o depoimento de José Rainha, líder da Frente Nacional de Lutas (FNL).

A prorrogação ainda é incerta, mas Lira deve ceder já que a Frente Parlamentar do Agropecuária, fiadora da CPI do MST, representa 324 deputados. Há também a expectativa do relator Ricardo Salles (PL-SP) apresentar o relatório final da comissão até o fim da próxima semana. Ele tem outros problemas para se preocupar.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?