metropoles.com

Megaoperação da PF mira núcleo da “minuta do golpe” de Bolsonaro

Prisões e operações de busca e apreensão embasam delação de Mauro Cid

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
mauro Cid e Bolsonaro durante posse presidencial 2019 no Senado Federal minuta do golpe
1 de 1 mauro Cid e Bolsonaro durante posse presidencial 2019 no Senado Federal minuta do golpe - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A megaoperação da Polícia Federal (PF) que prendeu quatro aliados de Jair Bolsonaro (PL) e teve o ex-presidente, ex-ministros e militares como alvo, nesta quinta-feira (8/2), mira o núcleo dos envolvidos com a “minuta do golpe” encontrada na casa Anderson Torres, em janeiro de 2023.

Filipe Martins, um dos presos na operação de hoje, seria o responsável pela entrega do documento a Bolsonaro, segundo a PF. Valdemar Costa Neto, Braga Netto, Anderson Torres e Almir Garnier teriam discutido a possibilidade de golpe.

Toda a Operação Tempus Veritatis é embasada pelos depoimentos de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, que revelou às autoridades o plano de golpe de Estado em delação premiada.

Cid contou que Bolsonaro e seus aliados discutiram a possibilidade de um “Estado de Defesa” na sede do Tribunal Superior Eleitoral para contestar o resultado das eleições de 2022. Segundo a PF, todos os alvos estariam envolvidos na confecção do documento.

Segundo a Polícia Federal, o grupo de alvos desta quinta se dividiu em “núcleos de atuação para disseminar a ocorrência de fraude nas Eleições Presidenciais de 2022, antes mesmo da realização do pleito, de modo a viabilizar e legitimar uma intervenção militar, em dinâmica de milícia digital”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?