metropoles.com

MDB se colocou contra ida de Nunes à manifestação de Bolsonaro

Prefeito de São Paulo disse que “deve ir” ao ato marcado para 25 de fevereiro na Avenida Paulista

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
ricardo nunes de camisa do palmeiras e bolsonaro de camisa roxa. já um homem entre eles, de preto
1 de 1 ricardo nunes de camisa do palmeiras e bolsonaro de camisa roxa. já um homem entre eles, de preto - Foto: Divulgação

A confirmação da presença do prefeito Ricardo Nunes (MDB) ao evento bolsonarista na Avenida Paulista, no próximo 25 de fevereiro, foi à revelia de uma ala mais “conservadora” do MDB. Esse grupo, encabeçado pelo ex-presidente Michel Temer, é contra o comparecimento de Nunes à manifestação.

Em entrevista coletiva na sexta-feira (16/02), Ricardo Nunes disse que Jair Bolsonaro (PL) “deve apoiá-lo” na disputa pela reeleição em São Paulo e por isso “é preciso ser solidário e parceiro”. O prefeito da capital paulista ainda disse ter “gratidão” ao ex-presidente.

Essa “gratidão” é que não caiu bem no MDB paulista. A avaliação é que o ainda prefeito de São Paulo nada tem a agradecer a Jair Bolsonaro. Ao contrário de Tarcísio de Freitas (Republicanos), que foi apadrinhado pelo ex-presidente em 2022, Nunes só se tornou prefeito após a morte de Bruno Covas, em 2021.

No entorno do prefeito, há a percepção que o apoio do bolsonarismo não é determinante para a vitória em São Paulo. Esse grupo acredita que num eventual segundo turno contra Guilherme Boulos (PSol), a resistência ao nome do líder do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto) será o fiel da balança.

Há também o temor que o ato comece a ter um teor golpista e gritos contra os ministros do Supremo Tribunal Federal sejam entoados pelo público. Bolsonaro convocou a manifestação na Avenida Paulista depois de ser alvo da operação Tempus Veritatis. Em vídeo postado nas redes sociais, o ex-presidente disse que será um ato “em defesa do Estado democrático de direito” e pediu aos apoiadores que não levem faixas ou cartazes “contra quem quer que seja”.

A estratégia de Bolsonaro é fazer com que o ato público não pareça em nada com a insurgência de 8 de Janeiro. Por isso, todo cuidado é pouco.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?