metropoles.com

Manifestantes LGBTQIA+ tomam comissão que define casamento gay

Governistas dizem que presidente da comissão atropelou discussão sobre o projeto

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Nunes/Metrópoles
lgbtqia-camara-vinicius-nunes-19-09-2023
1 de 1 lgbtqia-camara-vinicius-nunes-19-09-2023 - Foto: Vinícius Nunes/Metrópoles

Dezenas de manifestantes LGBTQIA+ compareceram hoje (19/09) à Câmara dos Deputados para fazer barulho contra a revisão do Projeto de Lei 580/2007, que pode retirar o direito de união homoafetiva desta população. O projeto original é de autoria do já falecido Clodovil Hernandes e pode representar um retrocesso no direito das minorias.

“Temos que mostrar nossa força e dizer que nenhum direito nosso vai retroceder”, disse Victor Baliane (foto abaixo), 30 anos, que partiu de Goiânia (GO) a Brasília (DF) para se manifestar. “É um benefício de todos nós brasileiros e da comunidade, seria um retrocesso muito grande”, completou.

Atualmente, o relator do projeto que virou lei por determinação do Supremo Tribunal Federal em 2011 é o Pastor Eurico (PL-PE). Segundo a deputada Erika Kokay (PT-DF), o presidente da Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família, a qual discute o PL, tenta atropelar a discussão e já colocar à votação a revisão do texto.

“Nós tínhamos feito um acordo com o presidente [Fernando Rodolfo (PL-PE)] de apresentar uma proposta de audiência pública, mas ele propôs que a votação do projeto aconteça antes da audiência. É nítida a pressa. Ele quer impedir a retirada de pauta, porque há outros projetos do mesmo tema que podem ser votados” — deputada Erika Kokay (PT-DF).

As estudantes Viviane e Yasmin (foto abaixo) dizem que toda a comunidade LGBTQIA+ deve se mobilizar pela manutenção de seus direitos. “Nós conquistamos o nosso futuro, agora querem retirar”, protesta Yasmin, de 17 anos. Já para Viviane, 17, a pressão de movimentos da sociedade civil deve chegar nos deputados para que eles percebam “que isso não se faz”. “Nós não escolhemos ser LGBT e queremos o que é nosso por direito, conquistado há 10 anos”, disse a militante.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?