“Maior evento conservador do mundo” chama deputados da extrema-direita
Eduardo Bolsonaro e Nikolas Ferreira são são alguns dos “palestrantes” confirmados no CPAC Brasil 2023
atualizado
Compartilhar notícia
O “maior evento conservador do mundo” ganhou data para a sua próxima edição no Brasil. Em 23 e 24 de setembro, o CPAC Brasil (sigla para Conferência de Ação Política Conservadora, em inglês) promoverá palestras e workshops do que há de mais caricato na direita brasileira. O evento acontecerá no Minascentro, em Belo Horizonte (MG).
Os deputados Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Nikolas Ferreira (PL-MG), André Fernandes (PL-CE) e Fellipe Barros (PL-PR) são as primeiras “atrações” confirmadas. Quem quiser participar, terá que se inscrever no contraditório “Instituto Conservador-Liberal” e pagar uma mensalidade de até R$ 50 —ou desembolsar R$ 249 pelo ingresso. O presidente do tal Instituto Conservador-Liberal é Sérgio Cabral Sant’Ana. Ele foi assessor do então ministro da Educação, Abraham Weintraub.
Segundo os organizadores, um dos objetivos do CPAC de 2023 é “reestruturar as forças conservadoras e reanimar todos em prol do grande ideal que é o bem comum da nossa querida pátria”.
Em Washington, em março deste ano, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) participou da edição norte-americana do evento. Entre ataques ao sistema eleitoral brasileiro e elogios ao ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump, Bolsonaro disse que o Brasil não se desenvolve devido ao “populismo, ao comunismo e à corrupção”.
O ex-presidente já havia participado da edição brasileira do CPAC, em 2021, em Brasília. No evento, que mais parecia um comício, disse que o Supremo Tribunal Federal estava “contaminando a democracia”. Naquela edição, a nata da direita realizou palestras: Donald Trump Jr., Tarcísio Gomes de Freitas, Eduardo Bolsonaro, Ernesto Araújo, Ricardo Salles, Mário Frias, Onyx Lorenzoni e grande elenco.