metropoles.com

Lula vai contornando as crises e se programa para o pós-Carnaval

Problemas como 8 de janeiro, relação com os militares, formação de base no Congresso e episódio Banco Central são quase passado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Presidente Lula chega ao palco do centro de convenções Ulisses Guimarães aniversario PT 3
1 de 1 Presidente Lula chega ao palco do centro de convenções Ulisses Guimarães aniversario PT 3 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O Palácio do Planalto acredita ter deixado para traz alguns momentos turbulentos e que não voltarão. Listando-as: o 8 de janeiro, a crise com os militares, a suspeição de dois ministros, a formação da base de apoio o Congresso e o episódio com o Banco Central.

O 8 de janeiro está sob controle, acredita o governo, que agiu rápido e forte e viu a Justiça tomar decisões duras, com prisões de centenas de envolvidos. Lula ainda conseguiu ter no seu entorno o apoio dos governadores, do Judiciário e do Congresso Nacional no episódio.

A crise com os militares, ainda que não plenamente resolvida, está bem encaminhada. Um comandante do Exército foi demitido, no Diário Oficial está sendo feito a “limpa”, com demissões de centenas de egressos das Forças Armadas, distribuídos em cargos por Jair Bolsonaro.

Aos poucos, o governo vai estabelecendo também uma boa relação com o Congresso Nacional, graças ao acordo fechado com Arthur Lira (PP-AL), que tem dado demonstrações de apoio ao presidente e, ao contrário de certas publicações, não parece que virá oposicionista após o Carnaval. A vitória no Senado, com a reeleição de Rodrigo Pacheco (PSD-MG), foi um ponto importante também para o Planalto.

A crise com o Banco Central, se ainda persiste, foi criada pelo próprio presidente da República, que parece estar até colhendo dividendos com esse problema. O mercado, seu desafeto, gostou da “peitada” que Lula deu na alta dos juros e no comando de Roberto Campos Neto. O resultado é uma trégua que parece vir por aí.

Nesse caminho, o governo tem atuado bem na tragédia que se revelou com a desumanidade feita com os yanomamis e na esteira está conseguindo afastar os garimpeiros da região.

Lula começou a fazer suas viagens para inagurar e anunciar obras. É o que deseja para depois do Carnaval. Se não um céu de brigadeiro, um tempo menos fechado. E está conseguindo. 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?