metropoles.com

Lula trabalha para que Marco da IA seja regulamentado até o G20

Brasil quer tornar-se exemplo para todo o mundo na regulamentação da inteligência artificial 

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
Imagem colorida do vice-presidente Geraldo Alckmin sentado ao lado do presidente Lula e da primeira-dama Janja - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do vice-presidente Geraldo Alckmin sentado ao lado do presidente Lula e da primeira-dama Janja - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto

O governo Lula (PT) atua no Senado para que o Marco da Inteligência Artificial (IA) esteja pronto, aprovado e regulamentado até novembro deste ano, quando acontece a Cúpula do G20, no Rio de Janeiro.

O plano é apresentar o Brasil como o precursor da regulamentação da tecnologia na América do Sul, com regras claras e que possam servir de exemplo para outras nações. 

A ideia inicial era apresentar o Marco da IA junto com o PL das Fake News, mas manobras do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), atrasaram e praticamente mataram o texto de relatoria do deputado Orlando Silva (PCdoB-SP).

A Comissão Temporária Interna sobre Inteligência Artificial no Brasil (CTIA) do Senado definiu 23 de maio como a data final para terminar os trabalhos sobre o PL (Projeto de Lei) que regulamenta a inteligência artificial no país.

Os senadores interessados podem enviar alterações ao relatório do senador Eduardo Gomes (PL-TO) até 9 de maio. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), é um dos principais editores do texto.

A Comissão Temporária tem competência superior às comissões regulares do Senado, por isso, o texto passará diretamente para a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) e se aprovado o Marco da IA vai ao Plenário.

O caminho na Câmara é mais nebuloso. Mesmo com a simpatia de Lira com Eduardo Gomes, o governo se virá obrigado a negociar com o presidente da Câmara para acelerar a aprovação do texto a tempo do G20. 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?