Lula tenta convencer Pacheco por trocas de apoio em 2026
Senador, no entanto, já disse que pretende deixar a política assim que seu mandato terminar
atualizado
Compartilhar notícia
Em Minas Gerais, o presidente Lula (PT) tenta costurar o apoio de Rodrigo Pacheco (PSD-MG) ao vice-líder do governo Rogério Correia (PT-MG) para a prefeitura de Belo Horizonte em troca do apoio ao presidente do Senado ao governo do Estado, em 2026.
Esse é o cenário perfeito que os petistas visualizam na região para “vencer” as duas disputas em Minas. O problema é que Pacheco parece convicto na decisão de largar a política e voltar à advocacia quando o seu mandato no Senado terminar daqui a dois anos.
Parte de Lula e um time fortificado do PT a missão de convencer Pacheco do contrário. Do lado de Rogério Correia, esse cenário é o mais bem-sucedido possível. Pesquisa RealTime Big Data, divulgada em 17 de junho, mostra o pré-candidato do PT com 9% das intenções de votos, atrás de outros três pré-candidatos.
O cenário em BH é esse, segundo o levantamento:
- Mauro Tramonte (Republicanos): 23%;
- Bruno Engler (PL): 14%;
- Duda Salabert (PDT): 10%;
- Rogério Correia (PT): 9%;
- Carlos Viana (Podemos): 9%;
- Fuad Noman (PSD): 7%;
- Gabriel Azevedo (MDB): 4%;
- Bella Gonçalves (PSol): 2%;
- Luísa Barreto (Novo): 1%;
- Nulo/Branco: 11%;
- Não sabem: 10%.
O levantamento foi realizado com 1.000 entrevistados, de 14 a 16 de junho. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa, registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número MG-00754/2024, tem um nível de confiança de 95%.