metropoles.com

Lula teme que votações na Câmara possam impactar eleições de 2024

Governo se diz contra projetos que estimulem “beligerância”

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
Imagem colorida do presidente Lula com microfone aborto - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do presidente Lula com microfone aborto - Metrópoles - Foto: <p>Hugo Barreto/Metrópoles<br /> @hugobarretophoto</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-2"></div></div></p>

Os líderes da Câmara dos Deputados reúnem-se hoje (11/06) para decidir o rito de votações desta semana na casa. O presidente Arthur Lira (PP-AL) sinalizou que quer colocar para o jogo dois projetos no mínimo polêmicos: o PL (Projeto de Lei) que limita as delações premiadas e pune quem divulga conteúdo de depoimentos policiais, e o projeto que equipara ao crime de homicídio a realização de aborto após a 22ª semana de gestação.

Na segunda-feira (10/06), o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse que o governo será contra os dois PLs, já que ambos estimulam “violência política” e “beligerância”.

“Achamos que qualquer projeto de lei que alimente esse clima de intolerância, de beligerância, não deveria estar no centro das pautas neste momento […]. O líder [José] Guimarães vai reforçar essa fala junto ao conjunto dos líderes e ao presidente da Câmara.” – Alexandre Padilha.

Mas há outro motivo mais pragmático de o governo já se colocar contra aos dois textos. O presidente Lula (PT) teme que os temas contaminem as campanhas para as prefeituras de 2024. 

Com o PT tendo a ousada meta de eleger 300 prefeitos neste ano, ficaria muito difícil se o partido tiver que dividir esforços para vencer batalhas já perdidas em um Congresso Nacional cada vez mais à direita.

Caso os temas sejam de fato colocados à votação, o governo já considera que a derrota é o cenário mais natural.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?