metropoles.com

Lula teme que tensão na Guiana impacte investimentos estrangeiros

Avaliação é que choque na estabilidade da América do Sul faça empresas estrangeiras fugirem da região

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert/PR
Lula na cúpula do Mercosul
1 de 1 Lula na cúpula do Mercosul - Foto: Ricardo Stuckert/PR

Além de manter a paz na América do Sul, as mensagens contra um possível conflito entre Guiana e Venezuela feitas pelo presidente Lula (PT) têm outros sentidos. O Brasil avalia que um choque na conhecida estabilidade da região possa fazer com que investimentos estrangeiros parem de desembarcar no país.

O Brasil se esforçou durante a COP-28 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2023) e manterá o esforço durante a presidência do G20 de mostrar que o país é um ambiente seguro de negócios. Na avaliação econômica e do agronegócio, um dos principais atrativos da América do Sul é justamente a estabilidade geopolítica.

Ontem (07/12), Lula disse acompanhar com preocupação a situação entre Venezuela e a Guiana, na região de Essequibo. O petista enfatizou a busca pela paz.

“Vamos tratar com carinho, porque a coisa que não queremos aqui na América do Sul é guerra. Não precisamos de guerra, não precisamos de conflito”, afirmou na reunião de chefes de Estado do Mercosul. 

Já há uma conversa entre diplomatas brasileiros e os dois lados da disputa, mas como não há conflito ainda, o Brasil não se pode colocar na posição de mediador. A postura de agora, segundo integrantes do Itamaraty, deve ser de observação e moderação, pedindo que os países tenham “bom senso”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?