metropoles.com

Lula reforça presença na mídia, mas falas preocupam aliados

Em entrevista, presidente disse que era difícil encontrar mulheres e negros para compor o governo; dólar segue em alta

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Gov.br
Imagem colorida de presidente Lula - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de presidente Lula - Metrópoles - Foto: Reprodução/Gov.br

Aconselhado a aparecer mais na mídia e fortificar a própria imagem, o presidente Lula (PT) já deu quatro entrevistas exclusivas neste mês de junho, além dos tradicionais “quebra-queixos”, quando responde a perguntas de repórteres. Na quarta-feira, foi a vez do UOL entrevistar o presidente, que disse, entre outras coisas, que “é difícil encontrar” mulheres e negros para compor o governo.

“Esse problema meu crônico, que eu discuto todo dia com a Janja. Como a mulher não teve participação ativa durante muito tempo, fica mais difícil você encontrar mulher para determinados cargos, e também fica mais difícil encontrar negros para determinados cargos”, disse o presidente.

O petista também fez o dólar disparar ao falar que o “mercado precifica a desgraça”. O comentário fez com que a moeda norte-americana fechasse o dia de ontem (26/06) a R$ 5,51.

As falas de Lula têm preocupado aliados, que acham que o estilo “fala tudo” do presidente pode atrapalhar o andamento de algumas matérias no Congresso Nacional. A reação interna à fala sobre o STF julgar a lei antidrogas fez com que deputados petistas ficassem com o cabelo em pé.

“Se um ministro da Suprema Corte pedisse um conselho para mim, eu diria: recuse essa proposta. A Suprema Corte não tem que se meter em tudo. Não pode pegar qualquer coisa e ficar discutindo porque começa a criar uma rivalidade que não é boa entre quem manda: o Congresso ou a Suprema Corte”, afirmou.

O governo evita um posicionamento claro em relação à PEC das Drogas e não vai escalar sua tropa de choque na comissão especial. O temor é que uma potencial derrota na Câmara manche a imagem de Lula.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?