metropoles.com

Lula quer projeto político petista para o Rio Grande do Sul

Avaliação é que faltou gestão para evitar tragédia climática; 2024 será teste para 2026

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/Governo do RS
O presidente Lula (PT) encontra o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), após chuvas no estado - Metrópoles
1 de 1 O presidente Lula (PT) encontra o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), após chuvas no estado - Metrópoles - Foto: Divulgação/Governo do RS

O presidente Lula (PT) quer fortalecer candidaturas petistas no Rio Grande do Sul para a eleição municipal de outubro. A orientação é que o Partido dos Trabalhadores foque em lançar mais candidatos próprios nas cidades gaúchas como um teste para a eleição de 2026.

Lula está convencido de que a tragédia poderia ter sido evitada, ou pelo menos minimizada, se as gestões municipais tivessem direcionado obras e ações contra as chuvas. Faltou controle e cuidado, segundo petistas. 

Em 2026, o presidente quer lançar um candidato próprio para o governo do Rio Grande do Sul. Ainda não há um nome consolidado, já que tem muito chão até a eleição geral, mas já se falam nos nomes da deputada Maria do Rosário (pré-candidata à prefeitura de Porto Alegre neste ano) e Paulo Pimenta, ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom).

A campanha petista também deve direcionar mais verbas para as cidades gaúchas em 2024. Neste ano, o PT tem R$ 604 milhões para gastar com a eleição municipal. O valor é 138% maior do que o partido recebeu em 2020 (R$ 201 milhões).

Além do aumento significativo no orçamento de campanha, o PT pretende investir em novas estratégias de comunicação para engajar eleitores e fortalecer a presença digital dos candidatos. A meta é conquistar especialmente os jovens, com um diálogo mais próximo com as comunidades locais, destacando realizações do governo federal e promessas concretas para o futuro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?