metropoles.com

Lula quer evitar que culpa da insegurança do RJ recaia sobre o governo

Governo enviará militares e PFs para reforçar segurança pública do Estado; quer evitar responsabilizações como a do Estado da Bahia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
imagem colorida Lula no Planalto - metrópoles
1 de 1 imagem colorida Lula no Planalto - metrópoles - Foto: <p>Hugo Barreto/Metrópoles<br /> @hugobarretophoto</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p>

Ao determinar que os ministros Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública) e José Múcio (Defesa) discutam os problemas do Rio de Janeiro, o presidente Lula (PT) quer evitar que o governo seja responsabilizado pelo caos na segurança pública do Estado.

Em reunião, ontem (24/10) com Múcio e os comandantes das três Forças, Lula acertou o envio de militares para a segurança de portos e aeroportos do Estado. Segundo o petista, não haverá intervenção e sim um reforço.

O ministro Flávio Dino também agirá e enviará mais agentes da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Federal ao Rio de Janeiro.

O esforço do governo é para evitar que comparações com a Bahia sejam feitas por opositores e pela imprensa. Lula e seus ministros não souberam contornar a crise de imagem do caos de violência que vive o Estado governado pelo PT há 16 anos.

Mesmo com a distância ideológica e de governo, Lula quer deixar nas mãos do governador Cláudio Castro (PL) a função de comandar esses reforços. Ontem (24/10), o governador disse que o Estado do Rio “não se renderá” ao crime organizado.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?