metropoles.com

Lula prepara encontro com lideranças evangélicas depois da Páscoa

Presidente está preocupado com baixa popularidade do governo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Ricardo Stuckert
lula-edir-macedo-ricardo-stuckert
1 de 1 lula-edir-macedo-ricardo-stuckert - Foto: Divulgação/Ricardo Stuckert

O presidente Lula (PT) prepara para a semana depois da Páscoa, no início de abril, um encontro com lideranças evangélicas para estreitar os laços com essa parcela da população. 

O operador deste encontro é o advogado-geral da União, Jorge Messias, conforme a jornalista Brasília Rodrigues, da CNN Brasil, informou. Ainda não há confirmados, mas o AGU pretende fazer uma lista de convidados com todas as denominações evangélicas, de assembleianos a calvinistas clássicos.

Preocupado com a baixa popularidade exposta em pesquisas do DataFolha, Atlas/Intel e Genial/Quaest, Lula acha que esse é o momento para ir atrás dos evangélicos. A avaliação é que, se não conquistar parte desse eleitorado agora, enfrentará uma tarefa ainda mais difícil em 2026. 

O período de Páscoa começa em 29 de março, com a Sexta-Feira Santa, e vai até domingo, 31. É importante destacar que nem todos os evangélicos celebram as datas.

Crise?

As pesquisas impactaram fortemente o Palácio do Planalto, que já possuía levantamentos internos mostrando o mesmo declínio na popularidade. Uma das justificativas, consideradas pelo próprio governo, foram as declarações do presidente Lula sobre o conflito entre Israel e o Hamas. Em 18 de fevereiro, o presidente comparou o Holocausto judeu promovido pela Alemanha nazista com o genocídio palestino causado por Israel.

O clima foi agravado pela manifestação bolsonarista na Avenida Paulista, em 25 de fevereiro, que demonstrou um forte apoio ao espírito cristão e pró-Israel.

Diante desse cenário, o governo planeja fazer mais acenos aos evangélicos nas próximas semanas. Uma das estratégias já definidas é o apoio governista à PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que propõe a isenção de impostos para igrejas e templos religiosos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?