metropoles.com

Lula prepara calendário mais flexível de emendas parlamentares

Presidente vetou cronograma na Lei de Diretrizes Orçamentárias, o que provocou a fúria do Centrão

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Presidente Lula e Arthur LIra durante posse do ministro do STF Cristiano Zanin - Metrópoles
1 de 1 Presidente Lula e Arthur LIra durante posse do ministro do STF Cristiano Zanin - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O presidente Lula (PT) prepara para as próximas semanas uma Medida Provisória que institui um calendário de emendas parlamentares para o ano de 2024. A MP será uma contraproposta ao veto do petista ao cronograma da Lei de Diretrizes Orçamentárias, de Danilo Forte (União Brasil-CE).

O blog já mostrou que a equipe política do governo já procurava uma alternativa para o cronograma e para as emendas de comissão no valor de R$ 5,6 bilhões. Agora, com o texto vindo em forma de MP, o governo permite que os congressistas voltem a analisar o tema.

O calendário vai até julho, quando o governo ainda pode destinar recursos municipais antes das eleições para vereadores e prefeitos. A MP também não incluirá punições em caso do não pagamento.

Antes, o deputado Danilo Forte havia colocado como crime de responsabilidade o não cumprimento do cronograma da LDO. O presidente Lula vetou prontamente o texto, o que provocou a ira do Centrão, que reclama, ainda, da liberação de emendas do ano passado.

Na semana pré-Carnaval, o governo Lula liberou cerca de R$ 2 bilhões que já tinham sido empenhados em 2023. O efeito desse dinheiro liberado não apaziguou os ânimos dos deputados e senadores, que pressionam por mais.

Conforme o repórter Gustavo Zucchi, da coluna de Igor Gadelha, mostrou, a oposição mira dois ministérios na volta aos trabalhos: Saúde e Justiça e Segurança Pública.

No caso da pasta de Ricardo Lewandowski, a principal pauta a ser levantada é a fuga de dois integrantes do Comando Vermelho da penitenciária de segurança máxima de Mossoró (RN). Já sobre a pasta de Nísia Trindade, o principal questionamento é a demora pela liberação de emendas, bem como o destino delas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?