Lula pede e Lira diz que pensará sobre tramitação da PL das Fake News
Presidente quer que projeto entre em pauta no ano que vem, antes das eleições
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Lula (PT) pediu ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que dê prioridade ao Projeto de Lei 2630, o chamado PL das Fake News, no decorrer do ano que vem. A ideia de Lula é sancionar o projeto até o período eleitoral, em agosto de 2024.
Lula quer fazer com que o projeto tramite na esteira da invasão da conta de Janja da Silva no X. A primeira-dama seria um símbolo da necessidade de legislação sobre as redes sociais.
Lira disse a Lula que vai pensar. O presidente da Câmara não quer tocar em assuntos polêmicos em 2024 justamente por causa da eleição. É consenso no Congresso que os temas que causem controvérsia sejam deixados de lado para não atrapalhar na conquista de votos.
Ontem (21/12), o líder do governo na Câmara, o deputado José Guimarães (PT-CE), disse que o PL das Fake News será prioridade. “Se formos para um processo eleitoral sem mexer nisso, sem regulamentar isso, acontecerá a mesma coisa que nas eleições passadas. Nós temos que unificar a Casa para votar”, defendeu.