Lula ou Joe Biden, quem é o líder dos trabalhadores?
Os dois presidentes saíram em defesa dos direitos trabalhistas enquanto deixavam de lado as diferenças sobre Cuba e Guerra da Ucrânia
atualizado
Compartilhar notícia
Lula ou Joe Biden, quem melhor encarna o papel de defensor dos trabalhadores?
O presidente brasileiro se uniu ao americano para apoiar os sindicatos e reforçar os direitos trabalhistas.
Eles lançaram o programa “Parceria pelo direito dos trabalhadores”, em Nova York, onde participam da Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas).
A versão americana da Associated Press narrou que os líderes das duas maiores democracias do Hemisfério Ocidental demonstraram sua afeição mútua pelos direitos dos trabalhadores e evitaram discutir abertamente divergências como a política dos EUA em relação a Cuba e a guerra da Ucrânia. Lula tem irritado os americanos ao cobrar o fim do embargo econômico aos cubanos e por não tratar a Rússia como a única vilã do conflito com os ucranianos.
Durante o encontro, tanto Lula quanto Biden soltaram frases de efeito sobre os direitos trabalhistas, quem mandou melhor?
Lula:
“Esse gesto que estamos fazendo aqui é um despertar de esperança para milhões e milhões de brasileiros e americanos que precisam ter a oportunidade de viver a vida, de triunfar, de trabalhar e construir sua família decentemente”.
“Queremos criar, quem sabe, um novo marco na relação entre capital-trabalho. Uma relação do século 21, civilizada. Todas as pessoas que acreditam que sindicato fraco vai fazer com que o empresário ganhe mais estão enganadas. Não há democracia sem sindicatos fortes, porque os sindicatos são quem fala efetivamente pelo trabalhador”.
“Sabemos que nem todo trabalhador quer carteira profissional assinada. Tem trabalhador que quer ser empreendedor, ótimo. Mas a gente se preocupa que, para essas pessoas do empreendedorismo, é preciso que haja o mínimo de garantia de seguridade social. Quando tudo tá bem, ótimo, mas e quando as coisas vão mal? É preciso que apareça a figura do Estado tentando dar uma solução”.
“Essa reunião aqui, para mim, é mais que uma reunião bilateral; é o renascimento de uma nova era na relação entre os EUA e o Brasil. É uma relação de iguais”… “É um momento de ouro para nós”.
Biden:
“Sejam os trabalhadores da indústria automobilística ou qualquer outro trabalhador sindicalizado, os lucros recordes das empresas deveriam significar contratos recordes para os trabalhadores sindicalizados.”
“Não queremos que só uma classe se saia bem. Queremos que os pobres tenham oportunidades de subir na vida, e essa visão é impulsionada por uma força trabalhista forte. É por isso que o meu governo tem sido chamado de o governo mais pró-sindicatos da história dos EUA.”
“Sabemos que o nosso progresso diante desse desafio depende dos nosso trabalhadores. Eles que vão tornar segura a cadeia de valor, melhorar a infraestrutura para manter forte a nossa economia. Precisamos empoderar os trabalhadores, e disso se trata essa parceria nova.”
“Quando o meio vai bem, todo mundo vai bem. As pessoas da classe trabalhadora têm uma chance de ascender. E os ricos ainda estão bem, desde que paguem os seus impostos.”