Lula não sabe o que fazer sobre Belém
Ala do PT insiste em abandonar atual prefeito e Helder Barbalho já lançou seu próprio candidato
atualizado
Compartilhar notícia
Visando o controle da capital do Pará, que será sede da COP30 em 2025, o presidente Lula (PT) ainda não decidiu se abandona ou mantém o apoio ao atual prefeito Edmilson Rodrigues (PSol).
O presidente tem três opções em sua mesa: apoiar o candidato de Helder Barbalho, Igor Normando (MDB); lançar um candidato petista; ou tentar salvar Rodrigues, impopular e abaixo nas pesquisas.
Como o blog já mostrou, o atual prefeito de Belém é o pior prefeito em avaliação em todas as capitais do país, com apenas 6% de aprovação, segundo pesquisa da Atlas/Intel de janeiro. De acordo com a Paraná Pesquisas, ele aparece em 4º lugar na disputa estimulada, com 11,1%. Delegado Éder Mauro (PL) aparece com 26% e desponta no primeiro lugar. Ele é o candidato de Jair Bolsonaro (PL).
Igor Normando vai atrás de Lula pelo apoio do PT na cidade. Ele ganhou o apoio do Helder Barbalho na última semana, ao ser lançado pelo governador do Estado.
O atual prefeito ofereceu ao PT a indicação do vice, mas o partido ainda não tem nome para indicar porque o diretório estadual não quer “entrar numa barca furada”. A sigla acredita que lançar um nome próprio é mais vantajoso justamente por não haver rejeição na capital.
O nome de Dilvanda Faro é muito bem-visto para ser cabeça de chapa petista. A deputada, no entanto, tem projetos para a Câmara e quer finalizar o mandato.