Lula levará preocupação com guerra em encontros no Oriente Médio
Presidente terá semana com líderes da região e fará apelo por atuação contra o conflito de Israel e Hamas
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Lula (PT) terá, na próxima semana, dois encontros fundamentais para discutir a guerra entre Israel e o Hamas. O petista se reunirá com o príncipe da Arábia Saudita, Mohammad bin Salman, e com o Emir do Catar, Tamim bin Hamad al-Thani.
Aos dois líderes, Lula levará a preocupação de uma escalada da guerra em Israel e fará um apelo por um protagonismo maior nas negociações de cessar-fogo. Atualmente, a Faixa de Gaza vive o terceiro dia de trégua, após as duas partes do conflito concordarem em trocar reféns.
O Catar atuou ativamente para essa pausa nas hostilidades. O país fez dobradinhas com o Brasil nas negociações para liberar brasileiros –e outros estrangeiros– da Faixa de Gaza pela fronteira com o Egito e, por isso, o Brasil confia que pode auxiliar na extensão da trégua.
A ideia do Brasil é que o Catar e a Arábia Saudita liderem a ofensiva contra a guerra. A informação foi confirmada pelo secretário de África e Oriente Médio do Itamaraty, o embaixador Carlos Sérgio Sobral Duarte. O diplomata afirmou que Lula abordará as “perspectivas de solução da guerra”.