metropoles.com

Lula evoca Bolsonaro e compara democracia a casamento

Presidente discursou na abertura do Foro de São Paulo, em Brasília; evento contou com homenagem a Fidel Castro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação Foro de São Paulo
lula-foro-de-são-paulo-29-06-2023-divulgacao
1 de 1 lula-foro-de-são-paulo-29-06-2023-divulgacao - Foto: Divulgação Foro de São Paulo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comparou a democracia brasileira com um casamento, assim como fazia com frequência o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O petista afirmou que “se o marido e a mulher não fazem concessões um pro outro todos os dias, o casamento acaba”.

“Eu digo sempre: a democracia é igual um casamento. Num casamento, se o marido e a mulher não fazem concessões um pro outro todos os dias, o casamento acaba. Com a democracia é isso. Na democracia é fazer concessão toda hora”, disse o presidente.

Deu a declaração nesta quinta-feira (29/6), na cerimônia de abertura do Foro de São Paulo, que acontece em Brasília. A fala vem na esteira das críticas ao governo petista, que tem problemas de relação com o Congresso, sobretudo na Câmara.

A relação estremecida tem dificultado a tramitação de projetos governistas na casa liderada por Arthur Lira (PP-AL), que critica publicamente a articulação política do Palácio do Planalto.

A fala de Lula lembra as citações recorrentes de Bolsonaro. O ex-presidente usava a metáfora do casamento sempre que o seu governo passava por dificuldades. Quando se filiou ao PL, por exemplo, disse que esperava um “casamento feliz”.

Homenagem a Fidel Castro

O XXVI Foro de São Paulo está acontecendo em um hotel em Brasília e vai até o próximo 2 de julho. O evento está distribuindo um material antigo, de 2017, em que homenageia o ex-presidente de Cuba, Fidel Castro, falecido em 2016.

Na primeira página do material está escrito: “Fidel Castro, exemplo de unidade e internacionalismo”. O texto destaca os esforços revolucionários do “comandante” cubano.

Leia abaixo:

Fidel Castro, exemplo de internacionalismo unidade

Entre os imensuráveis exemplos que Fidel deixou como herança aos revolucionários da America Latina e Caribe, destacam-se os que foram
determinantes nas lutas de nossos povos, nossos partidos e movimentos. Estes são a unidade e o internacionalismo consequente.

“O dever das nações oprimidas e exploradas a lutar por sua liberação; o dever de cada povo à solidariedade com todos os povos oprimidos, colonizados, explorados ou agredidos, seja qual for o lugar do mundo em que estes se encontrem e a distância geográfica que os separa” e agregava “ser internacionalista é pagar nossa própria dívida com a
humanidade”. (Fidel Castro Ruz).

Este Grupo de Trabalho do Foro de São Paulo dedica o resultado de seus modestos esforços ao exemplo e à consequência revolucionária do Comandante Fidel Castro.

Manágua, Nicarágua 10 de janeiro de 2017.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?