metropoles.com

Lula enxuga oposição e monta base mais numerosa do terceiro mandato

Com movimentos que agradam Centrão, governo está pronto para pautar matérias de interesse em 2024

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
O presidente Lula em evento no Palácio do Planalto
1 de 1 O presidente Lula em evento no Palácio do Planalto - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Mesmo com o calendário mais curto em 2024, o governo Lula (PT) está confiante de que as pautas prioritárias deste ano serão aprovadas sem muito estresse no Congresso Nacional. Isso porque o presidente fez uma série de movimentos nas duas últimas semanas para fortalecer e aumentar a sua base de apoio.

Já são mais de 300 deputados na base governista desde que o petista distribuiu cargos do primeiro escalão da Esplanada dos Ministérios e da Caixa para acomodar Republicanos e PP. Até o PL conseguiu uma fatia do bolo e assumiu uma vice-presidência do banco estatal.

Esse número é quase o suficiente para aprovar uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição), que necessita do apoio de 308 deputados.

O ato final de Lula foi o conjunto de três medidas anunciadas nesta última semana: o apoio pela isenção de imposto em igrejas e templos; a revogação da Medida Provisória da reoneração de 17 setores da economia; e o decreto constando o calendário para emendas parlamentares.

Buscando uma conciliação ainda maior no Congresso, Lula ainda quer criar uma alternativa para o veto de R$ 5,6 bilhões de emendas de comissão. A medida alternativa será anunciada só depois da segunda semana de março, quando são apresentados os relatórios de receitas e despesas primárias.

Hoje, a oposição está limitada àqueles 139 signatários do pedido de impeachment de Lula, protocolado na semana passada. Dezenove deputados do PL, partido de Jair Bolsonaro, não assinaram o texto, inclusive o líder da sigla na Câmara, Altineu Côrtes (PL-RJ).

Ainda assim, o governo petista começou a pensar em formas de punir os deputados que fazem parte dos partidos governistas e que assinaram o pedido de impeachment. Umas das formas apensadas é atrasar a liberação de emendas impositivas desses deputados. Foram 14 signatários do PP;  17 do União Brasil; 7 do Republicanos; 4 do MDB; e 5 do PSD.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?