metropoles.com

Lula em mais uma viagem e fim da CPI do MST; leia a agenda da semana

STF volta a julgar liberação da maconha e reforma tributária avança no Senado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Deputado federal Ricardo Salles (PL-SP), relator da CPI do MST
1 de 1 Deputado federal Ricardo Salles (PL-SP), relator da CPI do MST - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

A semana que iniciou no domingo (13/08) será de intensa articulação no Congresso Nacional. O ministro Fernando Haddad (Fazenda) será o protagonista das negociações para destravar o arcabouço fiscal, na Câmara, e da reforma tributária, no Senado. Lula (PT) viaja ao Paraguai para acompanhar a posse do presidente Santiago Peña. E o Supremo Tribunal Federal volta a julgar a figura do juiz de garantias e a descriminalização do porte de maconha para uso pessoal.

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), se reúne hoje (14/08) na residência oficial com líderes partidários e técnicos legislativos para analisar as mudanças no texto do arcabouço fiscal. A expectativa (e o desejo) do Palácio do Planalto é que o projeto seja colocado em votação no Plenário ainda nesta semana. Lira deve condicionar a tramitação à definição da minirreforma ministerial.

A CPI do MST deve acabar já na terça-feira (15/08). Depois que o governo e o Centrão esvaziaram o colegiado, o relator Ricardo Salles (PL-SP) afirmou que deve apresentar o relatório final já nesta semana. João Pedro Stédile, líder histórico do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, será o último interrogado.

A CPI da Americanas também se reúne na terça para colher depoimentos. Dessa vez serão ouvidos Márcio Cruz Meirelles, ex-diretor, e Flávia Pereira Carneiro, ex-superintendente de controladoria da empresa.

No Senado, Eduardo Braga (MDB-AM) disse que apresentará o plano de trabalho da reforma tributária na quarta-feira (16/08).

A expectativa na CPMI do 8 de janeiro é mais um dia de circo. Na terça (15/08), o fotojornalista da Reuters Adriano Machado será interrogado. A inexplicável convocação é, talvez, a única vitória da oposição no colegiado, que tenta colar no profissional o golpismo bolsonarista. Na quinta-feira (17/08), o hacker de Araraquara, Walter Delgatti Netto, depõe às 9h. Pode implicar Jair Bolsonaro (PL). 

Na CPI das ONGS, o ex-ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles será ouvido. Também na terça-feira.

O presidente Lula viaja ao Paraguai já amanhã (14/08) e participa da posse de Santiago Peña. Antes, fala ao malsucedido podcast Conversa com o Presidente, às 8h30.

No STF, os ministros voltam a julgar a figura do juiz de garantias. O placar está 2×1 a favor da criação do cargo. André Mendonça começa votando.

Ainda no Supremo, Cristiano Zanin vota no caso da descriminalização da maconha para uso pessoal. O placar está 4×0 pela liberação.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?