Lula é pressionado a comparecer em evento científico; Planalto evita
Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência ocorre em Curitiba; integrantes pedem que ministérios não sejam dados ao Centrão
atualizado
Compartilhar notícia
O convite ao presidente Lula (PT) à 75ª reunião anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) foi reiterado na segunda-feira (24/07), quando houve a de abertura do evento. A ministra da Ciência, Luciana Santos, participou da cerimônia.
A ministra foi ovacionada em uma demonstração de apoio à permanência dela no cargo. A pasta da Ciência pode entrar nas negociões do governo Lula para acomodar mais partidos do Centrão na base aliada.
A reunião ocorre até a sexta-feira (28/07), em Curitiba (PR). Além de Luciana Santos, também comparecerão Nísia Trindade (Saúde), na terça (25/07), e Silvio Almeida (Direitos Humanos), na quarta (26/07).
Na última semana, o presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro, divulgou nota expondo uma preocupação da comunidade científica à “gula do Centrão por ministérios”. Se referia, especificamente, às pastas da Saúde e Ciência. Pede que os ministérios não sejam usados como moeda de troca por apoio no Congresso.
Na abertura de ontem, Janine Ribeiro disse ser “preciso agora cortar a erva daninha do ódio e da letalidade pela raiz; e a ciência é nossa principal arma para tanto”.
“A SBPC, todos sabem, não é uma organização partidária. Seu estatuto e sua tradição determinam que ela não se subordine a nenhum partido, mas isso não nos impede de tomar posições políticas, sempre que política se escreva com pê maiúsculo” — Janine Ribeiro.
Lula é esperado no evento, mas não deve ir. Está se recuperando de procedimento médico e deve cumprir agendas somente em Brasília.
No ano passado, em campanha, participou do evento da SBPC e disse que o governo dele seria de resgate à ciência. Também prometeu que iria à reunião de 2023.