Lula e Maduro conversam sobre eleições na Venezuela
Venezuelano prometeu processo “livre” no ano que vem; Lula reúne-se com Maduro em Brasília nesta segunda-feira
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), reúne-se com o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, nesta segunda-feira (29/5). O brasileiro fala ao lado do líder venezuelano no Palácio do Planalto e oferece um almoço nesta tarde no Palácio Itamaraty.
Lula celebrou a volta das relações com a Venezuela e chamou de “evento histórico” o retorno de Maduro ao Brasil depois de 8 anos. Lula chamou Juan Guaidó de impostor e criticou as sanções dos Estados Unidos e Europa contra a Venezuela. Maduro afirmou que as sanções “torturam” o país completamente.
Antes, os dois presidentes tiveram uma reunião privada em que discutiram, entre outros temas, a eleição presidencial na Venezuela em 2024. Maduro deve concorrer à reeleição e disse a Lula que o processo será “livre e transparente”.
As prévias para o processo eleitoral venezuelano ocorrem em outubro deste ano. Apesar de já se colocar como candidato, Juan Guaidó teve seus direitos políticos suspensos por 15 anos. Os outros possíveis candidatos são Henrique Capriles e María Corina Machado.
Também discutiram sobre uma pressão sul-americana contra as sanções ao país vizinho. Segundo Maduro, a Venezuela sofre com mais de 900 impostas pelos EUA. A ideia é que o bloco atue por mais força decisória em resoluções de interesse internacional, sobretudo na ONU.