Lula devolve apoio e vai de candidato de Waguinho em Belford Roxo
Petista atribui bom resultado na Baixada Fluminense por apoio de Waguinho em 2022
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Lula (PT) vai apoiar Matheus do Waguinho (Republicanos) como candidato à prefeitura de Belford Roxo (RJ). O apoio foi consumado em convenção do Republicanos, no último final de semana, que formou a coligação “Belford Roxo vai continuar avançando”, composta pelos partidos PSD, Agir, PDT, PT, Solidariedade, PCdoB e Podemos.
Matheus é sobrinho de Wagner Carneiro, conhecido como Waguinho — e ainda prefeito do município. Ele é o atual presidente municipal dos Republicanos em Belford Roxo e já atuou como secretário de Gestão e Inovação em Serviços Públicos na cidade.
Lula vai devolver o apoio que teve de Waguinho em 2022. O presidente atribui o bom resultado do PT na Baixada Fluminense ao apoio do atual prefeito. Tanto que deu o Ministério do Turismo à mulher dele, Daniela Carneiro (União Brasil-RJ). Antes, Daniela se apresentava como “Daniela do Waguinho”, mas resolveu tirar o nome do marido da assinatura.
O concorrente direto à vaga de prefeito é o deputado estadual Márcio Canella (União Brasil), que é aliado de Jair Bolsonaro (PL) e do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL).
Segundo pesquisa da Quaest, divulgada em 21 de junho, Canella aparece na liderança com 51% das intenções de voto. Eis os resultados:
- Márcio Canella (União Brasil) – 51%;
- Matheus do Waguinho (Republicanos) – 25%;
- Assis Freitas (PSB) – 1%.
- Gustavo Ferreira (Novo) – 1%
- Indecisos – 12%;
- Não vai votar/branco/nulo – 10%.
A Quaest ouviu 614 eleitores nos dias 14 e 15 de junho. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiabilidade da pesquisa é de 95%. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o número RJ-06957/2024.