metropoles.com

Lula deve liberar bancada e deixar com Lira atraso na PEC das Drogas

Relator Ricardo Salles apresentará proposta sem alterações; quer aprovação antes do recesso parlamentar

atualizado

Compartilhar notícia

IGO ESTRELA/Metropoles @igoestrela
O presidente Lula e o presidente da Câmara, Arthur Lira -- Metrópoles
1 de 1 O presidente Lula e o presidente da Câmara, Arthur Lira -- Metrópoles - Foto: <p>IGO ESTRELA/Metropoles<br /> @igoestrela</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-2"></div></div></p>

O governo Lula (PT) deve liberar mais uma vez a bancada na votação sobre a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que criminaliza o porte e a posse de todas as drogas. Em abril, no Senado, o Palácio do Planalto liberou os congressistas e deixou que cada um votasse da forma que preferisse. 

A estratégia é evitar uma nova derrota do governo se a pauta for votada em Plenário. Isso se ela realmente for à votação. A expectativa dos governistas é que a proposta seja postergada pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

Isso porque Lira não deseja, no final de seu mandato como presidente da casa, criar indisposição com o Supremo Tribunal Federal, que analisa justamente a posse de drogas por usuários.

A ideia de Lira é esperar a Corte finalizar o julgamento da questão antes de colocar os deputados para votar. 

O deputado Ricardo Salles (PL-SP), relator do texto, quer que a PEC seja votada antes do recesso parlamentar, em 18 de julho. Para isso, desistiu das alterações e manteve o texto conforme aprovado no Senado.

Antes, Salles queria equiparar usuário a traficante, endurecendo as penas para quem for pego com drogas. O deputado desistiu para acelerar a tramitação da proposta, que será analisada hoje (04/06) na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados.

Mesmo assim, os conservadores devem ser atrasados por um freio na comissão, já que os governistas ensaiam um pedido de vista. O tempo de análise deve adiar em uma semana a votação da proposta no colegiado.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?