metropoles.com

Lula define combate às fake news como meta de fim de ano

Preocupação com imagem do governo se torna principal foco; gestão se mobilizou para desmentir banheiros unissex

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert/Secom PR
imagem lula discursando com microfone - metrópoles
1 de 1 imagem lula discursando com microfone - metrópoles - Foto: Ricardo Stuckert/Secom PR

O governo Lula (PT) se esforçou ativamente para que a mensagem de alerta de fake news sobre banheiros unissex chegasse ao maior número de pessoas. A Secretaria de Comunicação Social (Secom), de Paulo Pimenta, compartilhou o desmentido em sua página do Twitter, na conta do presidente da República e na do ministro. Somados, os perfis têm 9 milhões de seguidores.

Desmentir as fake news se tornou a “meta de fim de ano” da Secom. O desejo é que a avaliação do primeiro ano do Lula 3 seja impactada apenas pelos feitos do governo. O foco atual são os investimentos do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

A notícia desmentida é sobre uma resolução tratando de parâmetros para o acesso e permanência de pessoas travestis, mulheres e homens transexuais, em escolas. Um vídeo com o conteúdo foi compartilhado pelos deputados Nikolas Ferreira (PL-MG) e Felipe Barros (PL-PR).

A mensagem de alerta também foi compartilhada no Telegram, Instagram, Facebook e demais redes sociais do governo. Também houve ações “não coordenadas” de outros ministros que alertaram sobre a fake news, como Camilo Santana (Educação), Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Silvio Almeida (Direitos Humanos).

Almeida, inclusive, acionou a Advocacia-Geral da União (AGU) contra os deputados bolsonaristas por publicarem os vídeos com as informações falsas. O ministro pediu que sejam tomadas providências cabíveis em âmbito administrativo, cível e criminal contra os congressistas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?