Lula aguarda “ajuda” de Arthur Lira para tratar com líderes
Presidente deve desistir de judicializar desoneração da folha de pagamento
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Lula (PT) deve desistir de judicializar a questão da desoneração da folha de pagamento para 17 setores da economia. Isso se o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) o ajudar a tratar com líderes do Congresso sobre as alternativas à Medida Provisória da reoneração. Hoje (18/01), o ministro Fernando Haddad (Fazenda) tem um encontro com Lira.
As alternativas são dividir a MP de Haddad em outras MPs, excluindo a reoneração do texto e mandá-la como Projeto de Lei. A opção agrada ao presidente do Congresso, o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que já avisou que vai acelerar a tramitação.
O governo ainda tenta argumentar que há tempo para a discussão da MP de Haddad, já que ela passa a valer apenas em abril. Líderes do Congresso, no entanto, prometem derrubar o texto já na Comissão Especial.
Lira pode ajudar o governo arrefecendo os humores dos líderes, garantindo que o governo vai negociar antes de apresentar as MPs substitutas e o Projeto de Lei —tática contrária à MP da reoneração, publicada em 28 de dezembro do ano passado.