metropoles.com

Lira desconsidera relator do PL das Fake News e deve priorizar Centrão

Presidente da Câmara atendeu a pedido de deputados do Centrão descontentes com trabalho de Orlando Silva

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados, concede entrevista coletiva no Salão Verde - Metrópoles
1 de 1 Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados, concede entrevista coletiva no Salão Verde - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), anunciou a formação de um Grupo de Trabalho destinado a discutir o Projeto de Lei 2630, conhecido como PL das Fake News. Com essa medida, praticamente, foi retirada a relatoria do projeto das mãos do deputado Orlando Silva (PCdoB-SP).

Isso porque o presidente da Câmara deve indicar para coordenador do GT um político da oposição, tornando o texto mais aceitável pela ala conservadora da casa. Não é regra que o coordenador fique com a relatoria, mas é isso o que geralmente acontece —foi assim com o deputado Orlando Silva, coordenador do primeiro Grupo de Trabalho. Ainda que um nome específico não tenha sido definido, é evidente que a escolha recairá sobre um deputado que possua maior capacidade de “diálogo” com o Centrão.

A medida já era defendida por congressistas que avaliam que o debate sobre a regulação das redes sociais está muito “polarizado”. Os que defendem a troca também estão “descontentes” com o trabalho de Orlando Silva

Para o Centrão, o deputado do PCdoB não foi capaz de aglutinar apoio suficiente para aprovar o projeto na Câmara. A leitura é que se o PL 2630 fosse colocado para votação hoje, ele não seria aprovado em uma derrota acachapante.

O texto está na gaveta há quase um ano, quando foi tirado de pauta em abril de 2023. À época, o PL não foi votado justamente por falta de consenso.

Mesmo assim, o ainda relator Orlando Silva está produzindo um novo parecer do PL. O texto deve ser apresentado a Arthur Lira ao longo desta semana.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?