Líder da Educafro e a PEC: “Elegemos Lula e fomos apunhalados pelo PT”
Frei David Santos diz que movimento irá ao STF contra emenda da anistia a partidos que descumpriram cotas para mulheres e negros
atualizado
Compartilhar notícia
Ativista da igualdade racial, o Frei David Santos, da Educafro, fez duras críticas à aprovação pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da emenda constitucional que anistia partidos que não cumpriram a cota mínima de repasse de recursos públicos a mulheres e negros.
Deputados do PT ao PL, de Jair Bolsolnaro, votaram em peso a favor dessa PEC, aprovada por 45 votos a 10.
Frei David disse ao Blog do Noblat que a votação foi uma “vergonha” e que autoriza que todos os partidos políticos “desonestos” e que desviaram dinheiro de mulheres e de afro-brasileiros sigam agindo dessa maneira.
“Essa postura ofende radicalmente a Constituição. Foi uma vergonha. Vamos ao Supremo (STF) tentar reverter essa maldade que está sendo feita. Lamentamos a postura da presidente do PT, Gleisi Hoffmann, que apoiou, discursou e votou a favor dessa PEC. Se os partidos foram multados pelo TSE é porque foram desonestos. Reunimos forças, elegemos Lula e gora fomos apunhalados pelas costas. Vamos criar constrangimento ao PT e aos outros partidos, de centro e de direita, que votaram a favor” – disse Frei David.
“Brancos de direita, centro e esquerda formaram essa quadrilha organizada que atuou na CCJ e irão atuar na comissão especial, impedindo os direitos que nós conquistamos com nossas ações juridicas no TSE” – completou.
Mesmo discursando e votando a favor da PEC, Gleisi afirmou que o PT segue defendendo política de cotas e que irá tentar mudar o texto aprovado ontem na comissão especial.
“Na discussão do conteúdo, a gente vai poder melhorar e muito o texto” – dise Líder petista. , afirmou, propondo, entre outros pontos, que partidos percam vagas no Legislativo se não cumprirem as cotas.