metropoles.com

Joias: novos elementos no celular de Wassef podem atrasar inquérito

Previsão da Polícia Federal era que caso das joias fosse finalizado já em agosto

atualizado

Compartilhar notícia

Renan Porto/Metrópoles
foto colorida de Frederick Wassef em balcão de lanchonete - Metropoles
1 de 1 foto colorida de Frederick Wassef em balcão de lanchonete - Metropoles - Foto: Renan Porto/Metrópoles

Depois que a Polícia Federal (PF) conseguiu desbloquear os celulares do advogado Frederick Wassef, fontes na Procuradoria-Geral da República (PGR) avaliam que a conclusão do inquérito e o recebimento das denúncias sobre o caso das joias podem ser atrasados. Os novos elementos encontrados nos aparelhos devem levar ao indiciamento do “faz tudo” de Jair Bolsonaro (PL) no caso.

A expectativa inicial na PGR era concluir o caso das joias até meados de agosto. No entanto, promotores agora evitam estabelecer uma nova data, embora ainda considerem possível finalizar o inquérito dentro do prazo estipulado.

Wassef admitiu à PF sua participação na negociação da venda e recompra de um relógio Rolex presenteado pelo governo saudita a Bolsonaro nos Estados Unidos, em 2022. Segundo o depoimento do advogado, a recompra foi realizada por cerca de US$ 49 mil, em dinheiro.

“Eu comprei o relógio. A decisão foi minha. Usei meus recursos. Eu tenho a origem lícita e legal dos meus recursos. Eu tenho conta aberta nos Estados Unidos, num banco em Miami, e usei o meu dinheiro para pagar o relógio. O meu objetivo quando eu comprei esse relógio era exatamente devolvê-lo à União, ao governo federal do Brasil, à Presidência da República, isso inclusive por decisão do Tribunal de Contas da União” — Frederick Wassef, em agosto de 2023.

Além de Wassef, também devem ser indiciados o ex-presidente Jair Bolsonaro, o ex-ajudante de ordens Mauro Cid, o general Mauro Lourena Cid, o ex-assessor Marcelo Câmara e Fábio Wajngarten, advogado de Bolsonaro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?