Janones se vê sem aliados e abandonado pelo próprio partido
Procuradoria-Geral da República pediu ao STF a abertura de inquérito por suposta rachadinha em gabinete do deputado
atualizado
Compartilhar notícia
O deputado federal André Janones (Avante-MG), envolvido em suposto esquema de rachadinha, se vê no centro da polêmica sem aliados. Abandonado pelo próprio partido e com o PT se distanciando do caso, Janones está vendo de perto a possibilidade real de ter o mandato cassado.
A oposição está pronta para pegar pesado com Janones no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados. As bancadas do PL e do Republicanos pediram a cabeça do deputado e veem a cassação como algo bem possível. Agora o pedido vai parar nas mãos do presidente da casa, Arthur Lira (PP-AL), que pode mandar direto para o Conselho abrir o processo.
O PT também está dando as costas para Janones e pediu para seus congressistas não saírem em defesa pública do deputado, ao contrário do que fez a presidente nacional do partido, Gleisi Hoffmann. O detalhe é que agora o STF deve autorizar o início das investigações pela PGR.
Até o próprio Avante quer se afastar do deputado mais famoso do partido. Nenhum dos outros seis deputados da sigla está disposto a defender Janones.