metropoles.com

Itamaraty vê chance remota de Lula visitar a Ucrânia em junho

Volodymyr Zelensky “convidou” Lula a comparecer ao país em guerra antes da cúpula dos Brics, na Rússia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert/PR
lula e zelensky em ny
1 de 1 lula e zelensky em ny - Foto: Ricardo Stuckert/PR

Ao ser questionado em uma entrevista se o presidente Lula (PT) seria bem-vindo à Ucrânia, o presidente Volodymyr Zelensky afirmou que vai convidar o brasileiro para uma visita ao país durante a “Cúpula da Paz”, que ocorrerá na Suíça em 15 e 16 de junho.

O ucraniano deu uma entrevista coletiva a veículos brasileiros, como CNN Brasil, Folha de S.Paulo e SBT, e a manchete foi a mesma: Zelensky disse que seria um erro do presidente Lula encontrar-se com o russo Vladimir Putin, durante cúpula dos Brics, em outubro.

“É decisão dele [Lula] reunir-se com Putin ou não. Mas isso seria um grande erro porque nós temos que isolar Putin politicamente. E quando um líder se reúne com ele, dá legitimidade. Acho que isso é um grande erro” – Volodymyr Zelensky.

Zelensky aproveitou para antecipar que vai convidar Lula para uma visita à Ucrânia. Ele espera que o brasileiro esteja na “Cúpula da Paz”, em junho, na Suíça, para fazer o convite pessoalmente. 

“Ficarei feliz em vê-lo na Ucrânia. Vou convidá-lo para vir. Mas serei inteligente e o convidarei para a Cúpula da Paz antes dos Brics. Primeiro ele se encontraria conosco”, disse.

Mas, para o governo brasileiro, a chance de Lula visitar o país é remota. Primeiro por conta da idade do petista, que tem 78 anos —a viagem para a Kiev é considerada muito custosa fisicamente, tendo que pegar um trem da Polônia para a capital com duração de viagem acima das doze horas (trajeto que o assessor especial Celso Amorim [81 anos] já percorreu).

O Itamaraty também considera ser perigoso, mesmo para Lula, o comparecimento em um país em guerra. Mesmo com a capital ucraniana estando em uma “zona segura”, nenhum lugar na Ucrânia é, de fato, seguro.

A assessoria de Lula também não confirma se o petista vai à Suíça em junho. Interlocutores de Lula dizem que a agenda do presidente só será definida mais para frente, às vésperas da tal cúpula.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?