metropoles.com

Itamaraty está em alerta com crise de países vizinhos

Além da já costumeira Venezuela, diplomatas estão de olho na rixa entre Argentina e Colômbia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Tomas Cuesta/Getty Images
Javier Milei, presidente da Argentina - Metrópoles
1 de 1 Javier Milei, presidente da Argentina - Metrópoles - Foto: Tomas Cuesta/Getty Images

Depois do desentendimento entre o Itamaraty e a chancelaria venezuelana, o Ministério das Relações Exteriores vê que mais uma crise se aproxima nos países vizinhos. A desavença entre Colômbia e Argentina preocupa diplomatas brasileiros, que veem mais uma ocasião em que terão que trabalhar como pacificadores da região.

Isso tudo porque o presidente argentino, Javier Milei, chamou o presidente colombiano de “assassino” e “terrorista” em uma entrevista à CNN. Milei se referia ao passado de Gustavo Petro na guerrilha colombiana.

Em resposta, o Ministério das Relações Exteriores da Colômbia expulsou todo o corpo diplomático da Argentina de seu país, em um agravamento da crise entre os dois países.

A retórica virulenta de Milei preocupa o Itamaraty. Na mesma entrevista, o argentino também ofendeu o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador. “É um elogio que um ignorante como o López Obrador fale mal de mim, isso me enaltece”, disse.

A maior preocupação é que o presidente de extrema-direita da Argentina provoque uma desarmonia na América Latina. 

O Itamaraty já estuda enviar emissários à Argentina e juntamente com o embaixador Julio Bitelli tentar amenizar a situação com a Colômbia.

Venezuela

Lula voltou a criticar o andamento das eleições no país vizinho. O presidente afirmou ser “grave” Corina Yoris não ter conseguido registrar a candidatura à presidência da Venezuela. Ela é a principal opositora do governo de Nicolás Maduro.

“Eu fiquei surpreso com a decisão. Primeiro a decisão boa, da candidata que foi proibida de ser candidata pela Justiça [María Corina Machado], indicar uma sucessora [Corina Yoris]. Achei um passo importante. Agora, é grave que a candidata não possa ter sido registrada” – Lula.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?