Itamaraty celebra ida de Lula aos EUA num bom momento de Biden
Para governo brasileiro, visita do petista dois dias depois do discurso elogiado do presidente norte-americano dá visibilidade
atualizado
Compartilhar notícia
No Ministério de Relações Exteriores o sentimento é de euforia com a visita do presidente Lula aos Estados Unidos, viagem que começa hoje.
Na agenda, encontro de Lula com o presidente americano, Joe Biden.
A razão do entusiasmo da diplomacia brasileira é que o presidente irá se reunir com seu colega num bom momento de Biden, após a repercussão positiva de seu discurso do Estado da União, realizado anteontem.
O presidente norte-americano falou por mais de uma hora numa sessão conjunta do congresso americano. Em alguns momentos, foi aplaudido tanto por democratas como republicanos.
A imprensa dos Estados Unidos fez uma crítica favorável a Biden, que busca espaço para disputar a reeleição presidencial em 2024.
O Itamaraty entende que será positivo para Lula aparecer ao lado de Biden nesse momento. Lula irá elogiar sua performance e citar que ambos enfrentam problemas comum, como a destinação de recursos para a área de saúde, reduzir taxação de imposto dos mais pobres e até mesmo trabalhar pela queda do preço dos combustíveis.