metropoles.com

Influência de Lula será testada na próxima reunião do Copom

Gabriel Galípolo participa pela primeira vez e deve ser o fiel da balança para abaixar a taxa de juros

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, comparece a audiência na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), no Senado Federal
1 de 1 Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, comparece a audiência na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), no Senado Federal - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O Copom (Comitê de Política Monetária) fará sua próxima reunião em 1º e 2 de agosto. Essa será a primeira vez que o novo diretor de Política Monetária do Banco Central, Gabriel Galípolo, vai participar. O ex-número 2 de Fernando Haddad tem uma missão: levar a taxa de juros à sua primeira queda em 2023.

Segundo pesquisa do Banco Inter, desde 1999 só 14% das reuniões do Copom não foram resolvidas de modo unânime. Foram apenas 32 das 219 no período. A presença de Galípolo e Aílton Aquino, novo diretor de Fiscalização do Banco Central, que também participa pela primeira vez, pode mudar isso. Os dois foram indicados por Lula, que tem criticado muito a manutenção da Selic em 13,75% ao ano.

Há muita expectativa no mercado para a queda da taxa básica de juros. Economistas que participam da elaboração do boletim Focus projetam a Selic em 12% para este ano.

Na última semana, o presidente Lula voltou a criticar Roberto Campos Neto. Disse que o presidente do BC tem que entender que “não é dono do Brasil”.

“O presidente do Banco Central só tem que entender que ele não é dono do Brasil, ele está exercendo um cargo que foi indicado pelo Senado e ninguém está pedindo nenhum absurdo” – Lula.

Em um texto publicado no site oficial do PT na sexta-feira (21/07), intitulado “Campos Neto mira destruir soberania com plano de ‘privatizar’ reservas internacionais”, o partido de Lula e de Haddad, chama o presidente do BC de “lacaio” e “capacho” do sistema financeiro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?